Atividades

Todas as pessoas interessadas podem participar. Algumas atividades necessitam de inscrição pois tem um número de vagas limitadas.

A seguir mostra-se a relação das atividades programadas para a CAS School-DF 2018:


Palestra : Introdução à Internet das Coisas e módulo de desenvolvimento Twino Board
Ministrante: empresa OPTA3
Data/Horário:  18 de setembro de 2018 das 14h às 16h
Local: Auditório CIC/EST, Prédio CIC/EST, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA! Não há necessidade de inscrição para essa palestra, somente compareça ao evento.
Resumo: Palestra apresentada pela empresa OPTA3. Nesta palestra serão apresentados conceitos de Internet das Coisas e uma apresentação do módulo IoT Twino Board. A empresa também divulgará eventuais oportunidades de estágio.


Minicurso : Síntese de Alto Nível com SDSoC
Ministrante: Prof. Dr. Jones Yudi Mori Alves da Silva
Data/Horário:  24 e 26 de setembro de 2018 das 8h às 12h
Local: LINF 05, ICC, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas através desse LINK.
Resumo: Síntese de Alto Nível com SDSoC


Painel : Desafios de Desenvolver um Produto Eletrônico na Prática
Ministrante: empresa OPTA3
Data/Horário:  25 de setembro de 2018 das 8h às 12h (com intervalo)
Local: Auditório CIC/EST, Prédio CIC/EST, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA! Não há necessidade de inscrição para essa palestra, somente compareça ao evento. Para obtenção de certificado de atividade de extensão da UnB, inscreva-se utilizando as instruções desse LINK.
Resumo: Painel oferecido pela empresa OPTA3Conteúdo (pode sofrer alterações):
  • Como especificar o seu produto
  • Desenvolvendo e produzindo uma PCI de qualidade
  • Como definir, escolher e comprar componentes
  • Onde e como produzir suas primeiras unidades
  • Desenvolvendo e testando o firmware
  • Desafios na integração com servidores em "nuvem" - O modelo IOT
  • A importância das interfaces de integração:   API's REST
  • Implementando segurança na comunicação  (Certificados SSL integrados ao hardware)
  • Testando e validando seus protótipos.  Quais testes realizar e como realizá-los.
  • Transformando sua idéia em um produto real de mercado: encapsulamento, empacotamento e certificação. 
  • Demonstração do "case"  real do produto denominado "SIV"  (www.onsiv.com.br) 


Minicurso : Programação de hardware para Internet das Coisas
Ministrante: Prof. Dr. Daniel Chaves Café
Data/Horário:  de 24 a 28 de setembro de 2018 das 14h às 18h
Local: Laboratório de técnicas digitais (lab 3), SG-11, Faculdade de Tecnologia, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA, porém com vagas limitadas. As incrições serão realizadas através do sistema SIEX da Semana Universitária da Universidade de Brasília, utilizando esse LINK.
Resumo:
A Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) representa uma visão na qual o mundo virtual da Internet se estende para o mundo real e abarca objetos de uso cotidiano. Objetos físicos poderão ser controlados remotamente e servir como pontos de acesso para serviços de Internet. Objetos inteligentes (smart) têm um papel central na visão de IoT a partir da noção de que disponibilizar capacidades de comunicação e tecnologia da informação tem o potencial de revolucionar a utilidade de tais objetos. Ao embarcar sensores e incluir capacidade de comunicação em rede, objetos podem agora perceber seu contexto e comunicá-lo para outros objetos, acessar serviços de Internet e até mesmo interagir com pessoas. A visão de IoT é baseada na noção de que os desenvolvimentos observados em microeletrônica, comunicações e tecnologia da informação irão continuar num futuro próximo. De fato, processadores, módulos de comunicação e outros componentes eletrônicos estão sendo cada vez mais integrados em objetos cotidianos, expandindo os horizontes de funcionalidades que estes são capazes de prover.
O presente minicurso tem como proposta apresentar o componente básico dessa revolução: o microcontrolador. Um microcontrolador pode ser entendido como um computador em miniatura capaz de executar software específico, armazenar informações e controlar outros dispositivos eletrônicos. Microcontroladores avançados muitas vezes incluem toda a funcionalidade necessária para a implementação de projetos alinhados com a visão de IoT. Quando não, é possível interfaceá-los com outros módulos para criar plataformas de desenvolvimento.
Neste minicurso, será utilizada a plataforma de desenvolvimento Twinoboard, que além de um microcontrolador, possui periféricos típicos para aplicações IoT. Dentre os periféricos podemos citar um módulo wifi, um acelerômetro, um relé, LEDs RGB e interface para comunicação IR (infravermelho).


Minicurso : WTF é Testbench?
Ministrante: Empresa Kurious
Data/Horário:  24 de setembro de 2018 das 14h às 18h
Local: LINF 05, ICC, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: As inscrições são GRATUITAS, porém limitadas a 30 vagas. Para se inscrever, utilize o site: https://www.be-kurios.com/pt/product/cas-school-df-2018-wtf-is-testbench-2/   Para se inscrever clique em "COMPRAR" no site (É GRATUITO!) e preencha seus dados. Caso as incrições estejam encerradas, você pode tentar se inscrever pessoalmente no próprio evento,  caso alguém inscrito não tenha comparecido.
Resumo:
Teoria e prática de como validar circuitos digitais com insights da indústria! Curso básico, mas é necessário já ter mexido com VHDL ou Verilog.


Oficina : Síntese de Sistemas Digitais em FPGA usando Verilog
Ministrante: Prof. Dr. Marcus Vinicius Lamar
Data/Horário:  26 de setembro de 2018 das 14h às 18h
Local: LINF 05, ICC, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA, porém com vagas limitadas. As incrições serão realizadas através do sistema SIEX da Semana Universitária da Universidade de Brasília, utilizando esse LINK.
Resumo: O incremento da complexidade de projeto e desenvolvimento de sistemas digitais levou a criação das Linguagens de Descrição de Hardware - HDLs (Hardware Description Languages), tais como Verilog e VHDL. Esta oficina visa levar ao público alvo os conceitos básicos associados ao projeto de circuitos digitais usando a linguagem Verilog. Serão presentados exemplos didáticos e problemas reais com a implementação prática das soluções usando dispositivos FPGAs (Field Programmable Gate Array) nos kits de desenvolvimento DE1-SoC e o software de síntese Quartus Prime.


Palestra : DROID - Equipe de Competição e Robôs da UnB 
Ministrante: equipe DROID
Data/Horário:  28 de setembro de 2018 das 13h30 às 15h
Local: Auditório CIC/EST, Prédio CIC/EST, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília
Incrições: Atividade GRATUITA! Não há necessidade de inscrição para essa palestra, somente compareça ao evento.
Resumo: Palestra apresentada pela equipe DROID. A DROID – Divisão de Robótica Inteligente – é a Equipe de Competição de Robôs da Universidade de Brasília, UnB. Compete desde o segundo semestre de 2009 em torneios nacionais e internacionais de Desafio de Robô. A Equipe conta com integrantes das áreas de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. A DROID participa de competições de robótica autônoma que simulam problemas reais e visam o desenvolvimento das tecnologias atuais. O trabalho da equipe consiste em construir robôs, desde sua parte mecânica até a elétrica, e programá- los para resolver o desafio proposto nas competições. A IEEE-SEK, a IEEE-Open, a RoboCup Festo Logistics da Latin America Robotics Competition (LARC), a Firefighting, a Balancer Race da Robogames, e a RoboCup Work da RoboCup Geman Open são exemplos de categorias que a DROID marca presença. Participa, também, da Semana de Ciência e Tecnologia de Brasília, levando sempre algum robô interessante criado por eles para interagir com os visitantes da Semana e outros eventos que estejam relacionados com a área da robótica. É importante frisar que os robôs são autônomos, ou seja, ninguém os controla diretamente na hora da competição, eles são programados e no desafio apenas executam o que está na sua programação.


Minicurso : Fazendo o jogo eletrônico Genius usando Arduino
Ministrante: Didan Ribeiro - empresa DJR TECH Escola Maker
Data/Horário: 28 de setembro de 2018 das 8h ás 12h
Local: Sala I-2,  Faculdade do Gama - FGA, Universidade de Brasília
Incrições: A inscrição para membros da IEEE-CAS é GRATUTA. Para se inscrever como membro da IEEE-CAS, envie e-mail para mgmandelli@unb.br com seu número de membro. A inscrição para NÃO membros da IEEE-CAS tem o valor de R$60,00 e pode ser feita por este LINK. Limite de 20 vagas.
Resumo: Nesta oficina, iremos mostrar como montar um jogo eletrônico em protoboard, explicando como a eletrônica funciona e em seguida será feita a programação em tempo real em partes de cada lógica para o funcionamento do jogo eletrônico Genius. No final teremos uma competição entre os alunos no qual o primeiro colocado terá a premiação de um Kit de Arduino da Escola Maker.


Minicurso : Interfaces Cérebro-Computador - Perspectivas e Desafios em Engenharia Biomédica
Ministrante: Prof. Dr. Marcus Vinícius Chaffim Costa
Data/Horário: 7 de setembro 2018 (quinta-feira) das 14h30 às 17h30
Local: Sala S6 (prédio da UAC) - Faculdade do Gama - Universidade de Brasília (FGA/UnB)
Incrições: Atividade GRATUITA, porém com vagas limitadas. Aos interessados em participar e receber certificado da UnB devem seguir esses passos:

Para a inscrição, primeiro, devem acessar e se cadastrar em:
https://www.sistemas.unb.br/autenticacao7/paginas/cadastro_usuario.xhtml

Após finalizar o cadastro, as atividades estarão disponíveis no site:
https://www.sistemas.unb.br/siex/publico/oferta_extensao_listagem.xhtml

Nos campos:
[Título Ação:] preencher com "Semana FGA" (sem as aspas)
[Atividade:] preencher com "Minicurso" (sem as aspas)

Alternativamente, pode-se acessar o link:
https://www.sistemas.unb.br/siex/pessoal/confirmar_inscricao_aluno/confirmar_inscricao_aluno.xhtml?oferta=54971
( versão curta: https://goo.gl/THSabP )

Resumo: Este minicurso, de caráter introdutório, tem como objetivo apresentar os diferentes aspectos de interfaces cérebro-máquina, com enfoque na abordagem não-invasiva por meio do processamento digital de sinais de eletroencefalografia (EEG), e potenciais aplicações no escopo da Engenharia Biomédica.